Boas Vindas

Olá Pessoal, quero dar as boas vindas a vocês que me visitam neste blog de cara nova. Estou aqui para ajudar, me informar e informar-lhes também. Espero que gostem e que ele dure mtoooo rsrs Bjs e mais Bjs - Quézia Auaide Yoshinaga



terça-feira, 21 de agosto de 2007

Molho para Salada com Semente de Linhaça


Ingredientes:
2 colheres (sopa) de sementes de linhaça
(16g)- 2 dentes de alho amassados
(5g)- suco de 1 limão
(30ml) - 1 tomate sem pele e sem sementes
(90g)- ½ xícara (chá) de água
(100ml)- sal a gosto
Modo de preparo:
Bata os ingredientes em um processador e use como tempero de salada verde.
Rendimento: 12 colheres (sopa)
Calorias: 10 por porção
Proteínas: 0,4g
Gorduras: 0,6g
Carboidratos: 0,7g

Dicas Para Cortar Algumas Calorias do dia a dia

- No lugar do leite integral, beba leite desnatado;
- Troque o açúcar por adoçante;
- Substitua o queijo prato pelo queijo fresco;
- Substitua os iogurtes naturais pela versão light;
- Substitua o ovo frito pelo cozido;
- Troque o molho branco por molho de tomate feito em casa e sem óleo;
- Escolha purê de batata no lugar de batatas fritas;
- Na hora do lanche, escolha presunto magro defumado no lugar do tradicional;
- Troque os biscoitos amanteigados por biscoitos salgados;
- Carregue na bolsa uma fruta ou barra de cereal para a hora da fome;
- Coma bem de manhã, menos na hora do almoço e menos ainda à noite;
- Corte uma boa parte do sal da sua alimentação;
- Prefira macarrão em tiras (espaguete, talharim, fusili) no lugar de recheados (ravióli, caneloni) ou massudos como o nhoque;
- Sempre que for comer ou preparar alguma coisa, veja se não existe uma opção mais light, sem alterar muito o seu desejo de consumo;
- Sempre retire a pele de aves, quando for preparar molhos, ensopados, etc. A pele das aves é muito rica em gorduras, que aumentam o colesterol e as calorias do preparo;
- Evite ou diminua a ingestão de produtos embutidos como salsichas, salames, presuntos, mortadelas, patês;
- Sempre que possível comer carne branca; frango ou peixe (assado ou cozido), ao invés de carne vermelha;
- Troque a margarina no pão por geléia light;
- Substitua a colher de sopa pela de sobremesa para medir temperos;
- Substitua o refrigerante pelo suco natural.

Obesidade: uma epidemia mundial

Há algum tempo, a obesidade era um estado nutricional muito mais freqüente nas classes mais ricas da sociedade mundial. Atualmente, vem sendo um transtorno cada vez mais preocupante e incidente também nas classes mais pobres. Essa obesidade vem acompanhada de uma desnutrição protéica e deficiência de vitaminas e minerais, também chamada de “fome oculta”.Uma alimentação rica em carboidratos (farinhas, pão, massa) e pobre em fontes de proteína (carnes, ovos, leites e derivados) caracteriza a dieta das famílias menos favorecidas da população, já que os primeiros são alimentos com o custo muito mais acessível que o último.O que leva a um quadro de obesidade é a grande oferta de alimentos que temos hoje. Nos primórdios, o homem desgastava-se muito para encontrar comida, caçando ou pescando. Agora, ela está a nossa disposição em qualquer lugar e a qualquer hora, nos proporcionando uma superalimentação que é, muitas vezes, confundida com uma boa nutrição. Juntando esses fatos ao sedentarismo ou pouca atividade física, temos a obesidade.A obesidade está presente em praticamente todos os fatores de risco de doenças não transmissíveis comuns no mundo ocidental, como câncer, doenças do coração, hipertensão e diabetes.A pessoa que se apresenta obesa é aquela que atinge um IMC (índice de massa corporal) superior a 30 Kg/m² e é obesa mórbida (com muitas doenças associadas e risco muito aumentados de a obesidade levar à morte) quando esse índice atingir 40 Kg/m². Para calcular seu IMC utilize o link “Calcule seu IMC” no menu ao lado.As doenças associadas à obesidade (comorbidades) são:- Doenças do coração (infarto, derrames);- Hipertensão (pressão alta);- Colesterol e triglicerídios elevados;- Diabetes;- Síndrome metabólica (quando aparecem várias destas doenças ao mesmo tempo em um único indivíduo).

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Higiene Alimentar

Evite as doenças transmitidas pelos alimentos
A Organização Mundial da Saúde (OMS), preocupada com as doenças transmitidas pelos alimentos --que matam a cada dia milhares de pessoas por todo o mundo-- desenvolveu materiais para auxiliarem na prevenção desses males, que são causados por falta de higiene durante o preparo dos alimentos.
Esse material da OMS sobre higiene alimentar é baseado nos cinco passos importantes para inocuidade dos alimentos. Os cinco passos explicam as regras de manipulação segura e as práticas de preparação dos alimentos.
Hoje, discutimos muito sobre a adequação da dieta em relação à qualidade e a quantidade de nutrientes e esquecemos que o alimento também pode causar doenças e até levar à morte por problemas de contaminação com microrganismos.
Seguindo o material elaborado pela OMS --as cinco chaves para a inocuidade--, é possível prevenir as doenças causadas pelos alimentos.Uma manipulação apropriada dos alimentos é decisiva para prevenir doenças.
Conheça as cinco chaves para uma boa alimentação, adote em sua casa e principalmente observe se os restaurantes e lanchonetes que você se alimenta seguem essas regras!