Boas Vindas

Olá Pessoal, quero dar as boas vindas a vocês que me visitam neste blog de cara nova. Estou aqui para ajudar, me informar e informar-lhes também. Espero que gostem e que ele dure mtoooo rsrs Bjs e mais Bjs - Quézia Auaide Yoshinaga



sábado, 18 de outubro de 2008

Tipos de Gorduras

Tipos de gorduras nos alimentos: Saturadas, Insaturadas(monoinsaturadas, poliinsaturadas) e Gorduras Trans

Os alimentos, tanto os naturais como os processados, podem conter vários tipos de gordura. Alguns tipos têm efeito positivo à saúde, aumentando o HDL, que é o "colesterol bom" enquanto outros podem ser prejudiciais, aumentando o nível de LDL, o "colesterol ruim". Mesmo os tipos de gordura benéfica devem ser consumidos com moderação, pois qualquer tipo de gordura contém mais calorias do que proteínas e carboidratos:

gorduras insaturadas, que pode ser dividida em:

monoinsaturada (benéfico)
poliinsaturada (benéfico)
gordura trans (prejudicial)
gordura saturada (prejudicial)

Gordura Monoinsaturada e Poliinsaturada

Esses 2 tipos de gorduras insaturadas têm um efeito positivo para a saúde. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue. O corpo necessita de gorduras para que o corpo absorva as vitaminas A, D, E e K. Porém, seu consumo deve ser moderado pois todos os tipos de gorduras também são ricos em calorias.

A gordura monoinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:

abacate
óleo de canola
azeite de oliva
óleo de girassol
óleo de gergelim
óleo de amendoim
A gordura poliinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9)
soja
óleo de peixe
grãos

Gordura Saturada

Ainda existem controvérsias sobre os efeitos maléficos da gordura saturada para a saúde do homem. No geral, especialistas condenam a gordura saturada, relacionando-a com o aumento de problemas cardíacos. Porém, existem especialistas que contestam esses supostos efeitos maléficos da gordura saturada, indicando que por trás dessa má fama estão as indústrias que queriam promover a gordura trans como uma melhor alternativa.
As gorduras saturadas podem ser encontradas no óleo e derivados de côco, bacon e banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma(dendê), carnes gordurosas e laticínios integrais.

Gordura Trans

As gorduras trans são encontradas em produtos industrializados, após um processo de hidrogenação de óleos vegetais, como acontece com a margarina. A razão pela qual a hidrogenação de óleos vegetais é atraente para a indústria de alimentos é que ela proporciona diversas vantagens como:
aumento da validade do produto
podem substituir óleos feitos com gordura animal, portanto, pode ser comercializado para atender aos vegetarianos e outras culturas onde a gordura de porco não é permitida.
menor necessidade de regrigeração
As gorduras trans também podem ser encontradas em pequenas quantidades naturalmente, como no leite de animais ruminantes.
A gordura trans deve ser evitada pois estudos indicam que o consumo de gorduras trans em maiores quantidades está ligado ao desenvolvimentos de doenças do coração.

http://www.dietaesaude.org/artigos/tipos-de-gorduras-nos-alimentos.php